quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Uma delicia do mar .
Agora virou febre o novo snack que saiu da Sea’s Gift ! Mas ninguém sabe o poder delas.
As algas marinhas são utilizadas na alimentação desde muito tempo atrás, e foi no Oriente que se adotou primeiro esse hábito. Elas possuem inúmeras propriedades para a saúde, por serem nada mais que uma concentração de água do mar. Desde que sejam colhidas da maneira correta, suas propriedades funcionais prevalecem. Atuam como antioxidantes naturais, e tem o poder de combater a formação dos radicais livres, evitando então a exposição para doenças como câncer, diabetes (que hoje é considerada uma das doenças que mais mata no mundo), aterosclerose, dislipidemia, obesidade e entre outras.  Também são altamente eficazes no combate a celulite, a gordura localizada e a flacidez, pela sua ação do colágeno.
As algas são alimentos riquíssimos em micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos) mas também possuem proteínas com aminoácidos essenciais, hidratos de carbono e pouca gordura, mas boa. Fonte também de ferro, auxiliando na anemia e iodo, principal mineral que age na ação da tireóide, glândula responsável por cuidar da velocidade do nosso metabolismo– adicione kombu e wakame no feijão para cozinhar junto com ele, desta forma você irá enriquecer o seu feijão com mais ferro. Acrescente na salada para dar mais crocância. Diante de tantas vantagens, seria ideal a população introduzir este alimento na dieta nacional.
Um estudo realizado na Universidade de Newcastle na Grã Bretanha foram descobertas alguns dos benefícios das algas marinhas. Principalmente para as mulheres, o benefício é excelente.
A conclusão do estudo levou que os alginatos ( fibras extraídas das algas) podem reduzir em até 75% de absorção de gorduras pelo corpo.
Vamos comer mais algas?
Autora: Maria Fernanda Piereck Magalhães

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013


Um pedacinho da nossa realidade :

Adoro documentários! Vejo vários sobre Nutrição que acho super interessantes! Saiu um recentemente retratando a realidade da maior epidemia que hoje é bastante prevalente entre as nossas crianças, a OBESIDADE

Vale a pena ver até o ÚLTIMO segundo. É impressionante a quantidade de crianças que ficam expostas tão cedo a toxinas presente em alimentos industrializados, que fazem inflamar cada vez mais as células.
Reparem no tipo de doenças que algumas delas relatam! Tudo por causa dessa alimentação moderna, cheia de sucos de caixinha, farinha branca, alimentos processados e tudo que dura na prateleira cheio de conservantes e estabilizantes.

Assistam , VALE A PENA e é super construtivo principalmente para as mamães!!!



 
E comentem ! É sempre bom saber a opinião de vocês !
Fica a dica.
Autora: Maria Fernanda Piereck Magalhães

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


Pulando de bloco em bloco mas não deixando de se cuidar!

E o Carnaval chegou!!! Blocos pelo Rio de Janeiro todo! Ipanema, Leblon, Jardim Botânico, Copacabana, Laranjeiras, Santa Teresa... Não tem fim! E a gente emenda um atrás do outro.  Mas precisamos de pelo menos uns 10 minutinhos para comer entre todos eles, senão nosso organismo não aguenta.  Para tolerar a folia e a bebida precisamos intercalar nos alimentando e hidratando, para que ninguém fique desidratado.

Aproveitando que a maioria dos blocos acontecem na praia, e estamos em pleno verão , pulamos um segundo no calçadão e compramos uma refrescante água de coco natural, que além de nos hidratar, é rica em potássio que é esgotado na bebedeira. Ela é considerada um isotônico natural pelo fato de ser rica em vários minerais, que são importantíssimos na reposição de eletrólitos que são perdidos no suor e na urina.


Está com fome e não quer parar para comer ?! Sem problemas.. vamos comer um snack no meio de cada bloco , simples e prático!!

Esses produtos são vendidos em qualquer loja de produto natural como: Mundo Verde, Carioca Zen, Sabor Saúde dentre outros espalhados pelo Rio.

1)      Barrinhas: Mais prático do que elas não existe! Essas barrinhas da BIO2 Nuts nos fornece uma quantidade de nutrientes muito boas, pois são feitas de um mix de castanhas que nutrem nosso organismo. As oleaginosas nos fornecem boas fontes de gordura. Sem contar que nos fazem bem saciados e combatem os radicais livres que produzimos diariamente.
Outra barrinha gostosa é Nature Valley. Também com vários sabores.



 2)     Mix de nuts  - boa marca – Iracema Premium
Vale também você fazer a sua com as castanhas que mais gosta. Existe uma variedade boa : castanha do Pará, macadâmia, amêndoas, castanha de caju, pistache, avelã, nozes... Junte todas e guarde em um pote de vidro na geladeira. Toda vez que sair, leve um punhado com você!


3- Crek Crek de vários sabores.
Polvilho é o melhor lanche para aquela fominha de inicio. Esse tem um “plus”, SEM LACTOSE e SEM GLÚTEN !!!
Sabores : integral com linhaça, linhaça com gergelim, soja, canela.

4 – Produtos da Cultivar Brasil , também são sem glúten ! Tem a opção de milho, aipim, cacau e cúrcuma!!! Vale de aperitivo para oferecer a seus convidados quando for fazer algo em casa, e levar na bolsa para os blocos.
Uma ideia legal é servir o de aipim como sendo uma torradinha para algumas pastinhas de entrada.










BOM CARNAVAL E DIVIRTAM-SE !! NÃO ESQUECAM DE HIDRATAR !!!
Autora: Maria Fernanda Piereck Magalhães

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Ajudando a desintoxicar

Ajudando a desintoxicar.

Estamos em época de Carnaval. Muita folia, blocos, alegria mas também é uma época aonde a maioria bebe muito.
Vamos pensar para frente então? Depois de pular muito, é hora de voltar para realidade..
Existem vários alimentos muito gostosos que acima de tudo são poderosos, e nos ajudam a desintoxicar. A lentilha é um excelente exemplo, que nos sacia, seu custo é barato, além de ser uma ótima fonte de fibras alta, fazendo com que normalize os níveis de açúcar no sangue. Ela pode também aumentar sua energia , fornecendo ferro, pois este mineral faz parte da hemoglobina, que é responsável por carregar o oxigênio pelo sangue.

A lentilha é um alimento extremamente alcalino. Aumentar a ingestão desses alimentos, diminui a acidez do sangue, um fator importante para o equilíbrio do organismo e na cura de qualquer doença. O objetivo de mudar o pH é justamente auxiliar na eliminação de toxinas do organismo, pois elas são melhor expulsas em pH alcalino. O excesso de toxinas e a inflamação são, hoje, os maiores causadores de obesidade. Sem contar que ela tem um nutriente especial : o triptofano, que é  um aminoácido que faz parte da formação da serotonina, que ajuda na sensação de prazer e bem estar. Excelente opção para os momentos de TPM, que nós mulheres passamos todos os meses.
Muita coisa boa, não é ?
Então pra você que quer ajudar seu organismo a desintoxicar  , está ai uma dica de um alimento poderoso!
Sem contar que com a lentilha podemos fazer sopas, incrementar em saladas, e até mesmo substituir o nosso feijão de cada dia!
Como estamos no verão, ai vai uma receita de salada de lentilha para ajudá-los nesse feriado de Carnaval.

Receita de Salada de Lentilha Germinada:

 
Salada de Lentilha germinada

1)deixar 1 copo de lentilha de molho em agua mineral por 8 horas, depois deixar secando por 24 horas;

2)passar as lentilhas numa agua quente;

3)picar tomate e cebola;

4)misturar lentilha, tomate, cebola, azeitona

5)temperar com azeite, sal e orégano.

É isso, aproveitem o feriado com moderação !!
 
Autora - Maria Fernanda Piereck Magalhães


 

sábado, 2 de fevereiro de 2013


De vilão a mocinho: Dicas de doces saudáveis quando bate o desespero.

Quem nunca teve aquela vontade louca de comer um doce no meio da tarde que atire a primeira pedra. Nós mulheres principalmente, diversas vezes somos pegas de surpresa naquele momento estressante ou até mesmo naquela semana de TPM em que a voracidade por um doce parece triplicar.. Ai vai uma dica para esses momentos. Somos atacadas por hormônios que nos fazem querer carboidratos simples e bastante açúcar! Mas podemos ter alguns "S.O.S" que não vão nos fazer querer se tacar do décimo andar da culpa que criamos após devorar uma barra inteira de chocolate.

Esse brownie orgânico é simplesmente o gosto de um brownie comum, se não mais gostoso, mas ele tem um diferencial, além de ser orgânico , é sem glúten e sem lactose. É feito com óleo de palma,rico em antioxidantes como vitamina A,  açúcar demerara ( o mais saudável , pois não passa pelo refinamento, o que faz manter as vitaminas e minerais da cana de açúcar) e cacau em pó orgânico! Mas meninas, não vamos pensar que só porque é orgânico não engorda! É claro que se consumido todos os dias e em grandes quantidades ele vai engordar, o açúcar apesar de ser o mais saudável, não deixa de aumentar o IG. Em excesso, engorda.
A gente mata nossa vontade e com certeza não vamos estar culpadas depois. Pois consumimos tudo que nosso organismo é capaz de reconhecer.


 
2. Snack rápido e uma delícia !!
A batata doce ultimamente tem estado mais presente no dia a dia do prato dos brasileiros, principalmente dos atletas.
Ela é de baixo índice glicêmico, ou seja, o açúcar é  enviado para corrente sanguínea lentamente, estimulando pouco a liberação da insulina. Ela pode substituir vários pratos feitos com a batata-inglesa, como purê, sopa, salada de batata, etc..
Além de ter baixo I.G, é rica em vitaminas e minerais importantes para o corpo humano, como as antocianinas, substâncias ativas no combate ao câncer. Também como complemento é rica em antioxidantes como vitamina C e E.
Outro dia fui ao mercado só para comprar. Cheguei em casa, lavei e cortei em rodelas. Coloquei no forno com um fio de azeite extra virgem, alecrim e uma pitadinha de sal do Himalaia.
Está ai ... virou uma chips de batata doce ! Rápido, fácil e saudável.

 
3 . Gordinha saudável.

Sempre fui viciada em bolo! Amo amo amo, pra mim não existe doce melhor. Encontrei uma vez no livro de receitas aqui em casa, uma receita de bolo de banana super saudável e muito fácil de fazer. Fiz esse ano no Natal e todos amaram ! Vale a pena testar.

Receita:

- 5 bananas prata

- 2 xícaras de chá de aveia em flocos grossos

- 1 xícara e meia de açúcar demerara

- 3 ovos

- ½ xícara de óleo de coco

- 1 colher de fermento

- canela a gosto

Modo de preparo:  Bater tudo no liquidificador , o fermento colocar por ultimo.  Untar a forma com óleo de coco, se quiser pode salpicar um pouco de açúcar demerara na assadeira para que o bolo fique cristalizado em cima.

Pré aqueça o forno a 180 graus.

Deixe ali por uns 20 minutos. É importante ficar sempre olhando , pois como não tem farinha de trigo, o bolo fica pronto muito rápido.

O ideal é deixar ele um pouco molinho por dentro, fica com aspecto de mousse, e confesso que fica muito mais gostoso.

Você também pode usar a imaginação e colocar nozes, nibs de cacau orgânico, tâmara , salpicar com castanha do caju , também fica uma delicia.
Esse foi o bolo do Natal:
 
É isso, deixo aqui minhas dicas de doces fáceis, rápidos e saudáveis que não nos deixam se sentindo culpada depois de devorá-los!!!!!
Autora: Maria Fernanda Piereck Magalhães  (Estagiária - Clínica de Nutrição Andrea Santa Rosa)