terça-feira, 31 de julho de 2012

Suco purificador



O maracujá irá lhe trazer a tranquilidade, a frambroesa um potente antioxidante e a couve vitamina C e ferro. Quer combinação melhor?


                                                        Suco Purificador



Ingredientes


1 maracujá pequeno
1 xícara de café de framboesa
1 folha de couve pequena
½ copo de água gelada
1 colher de sopa de mel

Preparo: Retirar o talo da couve e bater em um liquidificador com os demais ingredientes. Servir na hora.

Rendimento: 1 porção

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Você já ouviu falar em Síndrome Fúngica?


Você sabia que candidíase de repetição pode ser tratada com mudança alimentar? Algum dia você pensou que a sua falta de energia ou a vontade exacerbada de doces pode ter relação com o crescimento fúngico? Os fungos estão em todos os lugares este simples organismo pode ser encontrado na terra, água, ar, solo em todos os ambientes rurais e urbanos. Um simples fungo só pode ser visualizado com microscópio, porém quando visualizamos colônias conseguimos fazer a olho nú (mofos, bolores). Mas o que os fungos tem haver com o nosso metabolismo?

O nosso organismo possui um complexo sistema que mantém o equilíbrio entre as boas e as más bactérias, as comensais e fungos. Chamamos de disbiose um desequilíbrio na microbiota intestinal onde irá favorecer o crescimento fúngico e microorganismos que até então tinham pouca virulência, irão se tornar agressores.

O consumo regular de açúcar refinado, lactose, carboidratos refinados, chocolates, bolos, biscoitos, refrigerantes, pão branco, álcool, embutidos, cafeína e produtos industrializados em geral levam ao crescimento fúngico.O consumo regular de alimentos com alto poder alergênico (neste caso deve se avaliar quais os alimentos para cada pessoa podem estar envolvidos ), ou seja alimentos que possuem proteínas de difícil digestão, também promovem disbiose, pois são matérias primas para a fermentação de bactérias patogências, favorecendo o crescimento fúngico. Os fungos presentes naturalmente em nosso organismo não representam problema para a nossa saúde. O problema aparece quando há um crescimento  acima do esperado devido a fatores que desequilibraram a microbiota intestinal , como o uso de antibióticos, antiácidos, laxantes, má alimentação, stress, hipocloridria e outros.

Na avaliação (rastreamento metabólico) o nutricionista funcional  irá identificar as queixas e os sintomas : flatulência, distensão abdominal, irregularidade intestinal, aftas, língua branca, enxaqueca, fadiga exagerada, ansiedade, alterações de humor, apetite exagerado por doces e carboidratos, candidíase vaginal de repetição, cistite, podem ser queixas relacionadas com o crescimento fúngico .

As diversas substâncias que os fungos produzem e liberam durante o processo de digestão  dos alimentos estão diretamente relacionadas com os sintomas que um indivíduo pode apresentar.Estes  necessitam se alimentar para viver e garantir a sua sobrevivência. Por este motivo  sentimos mais vontade de consumir açúcares, carboidratos (alimentos para os fungos ). Uma alimentação rica em fibras: folhas, verduras e legumes, alimentos integrais frutas frescas (neste caso devemos evitar as secas) , peixe, frango, livre de alimentos alergênicos, pobre em alimentos industrializados (respeitando a individualidade bioquímica) irá favorecer uma microbiota saudável e deixar o ambiente menos atrativo para o fungo. A utiliziação de lactobacillus e suplementos que melhorem a saúde intestinal também costumam ser uma prática no consultório para tratar a síndrome fúngica.    

Autora: Bianca Innocencio  (Equipe Andrea Santa Rosa)

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Quinua cozida ao leite de coco, banana e canela

Boa tarde!

Uma receita de Festa Julina Funcional para alegrar a sua tarde.
Quinua Cozida ao leite de coco com banana e canela

Ingredientes

25 gramas de quinua em grãos
250 ml de leite de coco natural
1 banana madura
Pitadas de canela em pó

Preparo

Lave os grãos em água corrente e em temperatura ambiente e deixe escorrer em uma peneira. Aqueça a panela e adicione os grãos de quinua; mexa até que sequem bem. Adicione 2 xícaras e meia de água em temperatura ambiente e cozinhe em fogo médio alto. Cozinhe até que a água esteja toda absorvida. Amasse a banana ou corte em pedacinhos. Adicione a quinua ao leite de coco e deixe ferver em fogo baixo. Adicione a banana à quinua, ainda no fogo, e misture. Polvilhe com pitadas de canela em pó. Sirva quente.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Ataque nos brotos!

Todos os tipos de brotos são nutritivos e energéticos, mas os pequeninos e delicados brotos de alfafa são superiores a muitos outros.

Repleto de nutrientes, os brotos fornecem um bom reforço energético para prática de exercícios. A alfafa é um dos mais nutritivos, e contém um composto que inibe o crescimento de fungos, que costumam se desenvolver onde há suor. Os brotos de alfafa são uma ótima fonte de nutrientes. O conteúdo exato de outros brotos varia segundo o tipo de grão que o originam, mas todos são nutritivos. Ricos em enzimas, fibras, vitaminas do complexo B - que são essenciais para um bom funcionamento metabólico-, C,D,E e K, além de cálcio, ferro, potássio e zinco. São de fácil digestão e muito pouco calóricos.

Uma saladinha para dar o pontapé inicial:


Ingredientes

8 folhas de alface grandes
250 gramas de broto de alfafa
4 talos de aipo picado
1 pepino grande cortado em cubos
4 colheres de sopa de sementes ou castanhas

* Vinagrete: 2 colheres de sopa de mostarda em grão, 1 colher de chá de sal, 2 dentes de alho (opcional), 2 colheres de sopa de vinagre balsâmico ou vinho, 6 colheres de sopa de azeite oliva.

Triture a mostarda em grão, junto o sal e o alho e moa novamente. Coloque numa tigela e incorpore o azeite e o vinagre.

Preparo: Distribua as folhas de alface entre quatro pratos. Lave bem os brotos e misture com o aipo e o pepino. Disponha sobre a alface, regue com o vinagrete e salpique com as sementes ou castanhas escolhidas. Sirva.

Bom apetite!

terça-feira, 10 de julho de 2012

Boas vindas

Bom dia!

Nossa primeira postagem será dedicada as nossas crianças. Cada vez mais o diagnóstico de Obesidade está presente no público infantil. Bons hábitos alimentares devem ser empregados desde a infância, cada vez mais as verduras, legumes e frutas estão sendo deixadas de lado dando preferência aos junk foods e industrializados. Uma praticidade que pode acarretar para o seu filho num futuro próximo  doenças como a Hipertensão, Cardiovasculares e o Diabetes, que não possuem cura e vão levar para o resto da vida. 

Foi pensando sobre esse assunto que a Clínica Andrea Santa Rosa desenvolveu o Saúde na Lancheira. Um curso onde você irá aprender receitas práticas, fáceis e saudáveis para o seu filho lanchar em casa ou na escola. Lanches livres de conservantes e industrializados, aprovadas pelo público infantil! Além disso, damos dicas de embalagens e lancheiras.

A nossa primeira turma foi um sucesso!



Próxima turma dia 20/07, venha preparado para colocar a mão na massa também!

Investimento: R$ 200,00
Local: Clínica de Nutrição Andrea Santa Rosa - Joá
Endereço: Rua Professor Júlio Lohman, 105 - Condomínio Costa Brava
Horário: 10:00 às 13:00 horas.
Público alvo: Pais, cozinheiras e babás

Para maiores informações:

Telefones: 2512-9193/ 2429-7045 (11:00 às 18:00 horas, Segunda à Sexta-feira)
Email: contato@andreasantarosa.com.br