terça-feira, 13 de novembro de 2012

Suas unhas podem lhe dizer tudo!


A Nutrição Funcional se baseia, dentre outras análises, em sinais e sintomas, entendemos como é importante uma observação clínica bem realizada. Entre outras partes do corpo a unha nos diz muito sobre como está nossa condição nutricional.

Aquelas manchinhas brancas nas unhas podem indicar uma deficiência de selênio e zinco. Minerais com ações importantíssimas para nossa saúde. A deficiência de selênio pode além comprometer o funcionamento do nosso sistema antioxidante  e influenciar no metabolismo da glândula tireóide. Uma glândula que está ligada ao nosso metabolismo como já observamos em outras postagens.

A deficiência de zinco, pode indicar que a pessoa tem uma má digestão, pois a formação do ácido clorídrico (substância que faz a digestão em nosso estômago) é dependente deste mineral. Geralmente os sintomas percebidos são: azia e estufamento abdominal. A baixa produção de ácido clorídrico faz com que os nutrientes sejam poucos digeridos e absorvidos podendo gerar a deficiência de outros nutrientes além do zinco.

As unhas quebradiças indicam deficiência de outros nutrientes, como ácido linoléico, cálcio, ferro e zinco.

Boas fontes de alimentos para manter a saúde da sua unha em dia: vegetais verdes escuros como couve manteiga, rúcula, agrião, espinafre, chicória que irão ajudar na fonte de zinco, ricos em vitamina C como tangerina, morango, kiwi, laranja, ricas em cálcio como aveia, semente de melão e gergelim, ricos em vitamina A que irão levar até você os carotenoides, presentes em vegetais e frutas amarelo/alaranjadas, ovo pela ação da biotina e os que possuem fonte de selênio como castanhas e grãos em geral.

Autora: Alessandra Almeida  (Nutricionista Clínica de Nutrição Andrea Santa Rosa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário