segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Saúde do homem contemporâneo


Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto de Geografia e Estatística, IBGE, os homens vivem em média 7 anos menos que as mulheres. Atualmente, os homens estão buscando mais estética e qualidade de vida. As doenças que mais acometem os homens são: obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e câncer de próstata. Enumeramos alguns alimentos que não podem faltar na sua lista:
Suco de Uva integral - fontes de polifenóis, flavonóides, quercetina, resveratrol e antocianinas, poderosos antioxidantes, que varrem os radicais livres e relaxam os vasos, auxiliando no controle da pressão arterial.

Suplementação de ômega-3: é um vasodilatador suave, auxilia no controle da agregação plaquetária e inibição da oxidação do LDL (colesterol ruim). Auxiliam na prevenção e controle de doenças cardiovasculares, aterosclerose e hipertensão. A semente de linhaça, os grãos de chia também, contém ainda boa quantidade de fibras, que diminuem a absorção de colesterol pelo organismo e ajudam a promover saciedade, reduzindo o apetite e auxiliando na perda de peso.
 
Chá Verde e Chá Branco
- são ricos em compostos polifenóicos. Apresentam ação comprovada na redução dos níveis de colesterol sanguíneo. Podem auxiliar na perda de peso, quando utilizados corretemente, pois possuem propriedades termogênicas, promovendo a oxidação de gordura.
Cereais Integrais aveia, amaranto, quinua, arroz integral - ricos em fibras, auxiliam na redução das taxas de colesterol e da pressão sangüínea. São coadjuvantes no emagrecimento, pois promovem a saciedade e melhoram o funcionamento intestinal, reduzindo o risco de câncer de intestino.

Abacate – fonte de beta-sitosterol, pode auxiliar no tratamento da hipertrofia prostática benigna. Há evidências de que os fitoesteróis possam reduzir o risco de câncer de próstata. Seu alto teor de ácido oléico, auxilia na redução do LDL e aumento do HDL, auxiliando na prevenção contra doenças cardiovasculares. O beta-sitosterol, também colabora para a saúde do coração, equilibrando os níveis de colesterol.
Banana verde: contém o amido resistente, que fortalece e aumenta o número de bactérias benéficas do intestino, favorecendo um bom funcionamento intestinal. Dificulta a absorção das gorduras e glicose.
Licopeno: uma substância antioxidante encontrada em alimentos de cor avermelhada. Possui uma ação mais eficaz quando aquecimentos, o molho de tomate é uma excelente opção. Estudos mostram ação benéfica no combate aos radicais livres e, consequente relação inversa entre o seu consumo e risco de câncer de próstata, pulmão e estômago.
Fonte: Adaptado Mundo Verde
Autora: Alessandra Almeida – Nutricionista da Clínica Andrea Santa Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário