terça-feira, 23 de outubro de 2012

Leite de vaca, vilão ou mocinho?

Quando pensamos em Nutrição Funcional, associamos logo dieta a zero glúten e zero laticíneos de origem de vaca. É um conceito que precisa ser desmistificado, cada um de nós possuímos um bioquímica e cabe a nós Nutricionistas vermos se cabe ou não excluir da dieta determinados alimentos. 

Será que os derivados do leite de vaca são vilões para o nosso organismo? dependendo do caso sim,  podem ser considerados os vilões porque:

As proteínas do leite, assim como qualquer outra, ao sofrer os processo de digestão se tornam moléculas menores chamadas aminoácidos. Porém a proteína desse alimento possui um grau de digestão lenta fazendo com que o nosso corpo não dê conta de todo o trabalho. Com isso, algumas proteínas não conseguem ser totalmente quebradas e caem dessa forma na corrente sanguínea. É nesse momento em que o leite de vaca e seus derivados tornam se os vilões da história...

O nosso corpo interpreta como uma substância estranha, causando um quadro alérgico e ativando como nossa defesa o sistema imunológico na forma de anticorpos. Daí o surgimento das "ITES", rinites, sinusites (ocorre um estímulo de produção de muco maior que o normal causando a secreção e inflamação), as cólicas devido essa digestão ser lenta e causar um quadro inflamatório no intestino. Os anticorpos irão unir os seus receptores aos da proteína com objetivo de eliminar essa substância que ele interpreta como uma substância ameaçadora ao nosso organismo. No momento dessa inflamação ocorre a formação de substâncias inflamatórias que estimulam a formação de gordura.  

Por que não é tão fácil de se livrar desses alimento?

1) As proteínas mal digeridas conseguem se ligar a receptores cerebrais como a endorfina por exemplo, formando a casomorfina, e seratonina. Ambos estão ligados a sensação de de prazer, sendo mais difícil de ser excluído do dia-dia.

2) A reação ao leite  e seus derivados não aparece imediatamente, geralmente ela ocorre num intervalo de 3 horas a 3 dias. O ideal é que ele seja excluído da alimentação por pelo menos 1 mês para que o organismo mostre se realmente há uma reação ao ingerir esse alimento ou não.

Algumas dicas de substituição do leite:

Leite de vaca - leite de vegetais como arroz e amêndoas que são os menos calóricos. (Jasmine ou IsoBio)
Porção: 100-150ml/dia

Sorvete - Picolés de fruta

Chocolate - chocolate de 50 - 70% cacau ou amargo

Queijos - ricota de sementes (próximo post) ou pastinhas com tofu (próximo post)

Aguardem as receitas!!!

Autora: Alessandra Almeida (Nutricionista da Clínica de Nutrição Andrea Santa Rosa)



Nenhum comentário:

Postar um comentário